5 Curiosidades direto do glossário de moda



1. New Look

Expressão que faz referência ao “novo visual”, lançado por Christian Dior em sua primeira coleção homônima, em 1947. Revolucionou a moda contemporânea, pois resgatava a feminilidade e a elegância da mulher, que haviam sido abaladas pela Segunda Guerra Mundial, além contrariar o período de recesso do pós-guerra. O visual que caracteriza o New look, conhecido como "tailleur bar", é composto por saias amplas que vão quase até os tornozelos, cintura afunilada e ombros naturais, levemente caídos. Ainda hoje, é referência de estilo, servindo como inspiração para criações contemporâneas de marcas diversas, incluindo a própria Dior.

2. Ikat

 
Originária da Indonésia, a palavra ikat significa "nó" e refere-se a uma técnica antiga de tecelagem em que a característica principal é o tingimento dos fios amarrados, antes de serem tecidos através do processo de tie-dye. São obtidos motivos difusos, mas regulares e costuma-se trazer figuras de lagartos, flores, silhuetas humanas ou desenhos abstratos.

3. Wrap dress

 
Também conhecido como vestido envelope, o wrap dress é uma criação da estilista Diane Von Furstenberg na década de 1970 e virou febre entre as mulheres por se tratar de um vestido democrático, servindo em qualquer tipo de corpo. O modelo tradicional é transpassado na frente preso por duas tiras laterais formando um laço, ajustando-se facilmente ao corpo, sem perder a elegância e feminilidade.

4. Mantô

 
 
Da palavra latina mantellum, designa uma capa ou casaco geralmente em lã, que serve para ser usado sobre a roupa, como um sobretudo. Algumas fontes afirmam que o mantô foi usado durante a Guerra da Secessão, por volta do século 16, tanto por homens quanto por mulheres. Entretanto, no século 19, era usado somente pelo sexo feminino. Fez sucesso em Paris e foi introduzido no Brasil em 1911.

5. Pelerine

 
Capa rodada, com ou sem capuz, que pode ir até a cintura. Era usada por viajantes franceses chamados de "pèlerin", que significa "peregrino" em português. Nos dias de hoje, pode ser de pele, lã ou tecido e é mais usada pela ala feminina. Alguns policiais da Europa têm a pelerine como peça tradicional nas vestimentas.

Fonte: UseFashion

 

Comentários

Postagens mais visitadas

INSTAGRAM @misspepper

FACEBOOK