A História da Renda!


A renda é um tecido amado no mundo todo, porém nós brasileiras temos uma relação de paixão com a mesma, o que só se acentua com a proximidade do verão. Existem muitas curiosidades com relação a ela, então, resolvemos contar um pouco mais para vocês aqui no blog.


Um tipo bem parecido como as que usamos hoje surgiu na Itália no século XIII, sendo que por volta do século XV, a renda de agulha surgiu em Veneza. Neste período, Veneza passou a competir com Flandres, na Bélgica, pelo posto de maior mercado exportador. A região flamenga era o berço de criação da renda de bilro, feita com um instrumento próprio das rendeiras.


Antigamente, devido ao trabalho que dava desenvolver, o tecido era vendido a preço de joia, sendo somente as nobres tinha acesso. E como já dissemos aqui no blog, foi Catarina de Médicis, rainha consorte da França no século XVI, a responsável pela introdução do tecido na corte. Reis, nobres e clérigos usavam o material, que denotava status e luxo, em roupas, acessórios, lingerie, peças de casa e até fardas militares.


A renda desembarca no Brasil junto com a família real portuguesa em 1808. A produção se instalou no Nordeste, onde surgiu a tradição artesanal da renda Renascença, que persiste em terras tupiniquins e, recentemente, passou a ser muito valorizada lá fora.


Gostaram de saber um pouco mais sobre esta maravilhosa que é a renda? Então corre para a Miss Pepper que estamos com muitas peças lindas‼‼ Esperamos vocês!

Comentários

Postagens mais visitadas

INSTAGRAM @misspepper

FACEBOOK